Conheça Rally


 

RALLY DE REGULARIDADE

 

Uma das modalidades do Transcatarina é o Rally de Regularidade. O local de prática é qualquer lugar onde haja trilhas e, principalmente, reflorestamentos privados.
Os praticantes são pessoas com vocação off-road, que possuam veículos 4×4. A competição é disputada por duplas, sendo um piloto e um navegador.
Os diferenciais do Rally de Regularidade são a surpresa, os imprevistos, a superação de limites e a velocidade.
Os competidores desconhecem o caminho a ser percorrido, bem como os tipos de obstáculos naturais que enfrentarão, como, por exemplo, pedras, erosões, trechos arenosos, travessias de rios, etc. Ou seja, a cada quilômetro uma surpresa diferente e com os mais diversos graus de dificuldades – baixo, médio e alto (isso dependerá bastante das condições geográficas da região onde a etapa será realizada). As etapas são previamente vistoriadas pela organização que escolhe locais propícios visando não causar nenhum dano aos veículos. Dessa vistoria surje a planilha de navegação.

No Transcatarina participam apenas carros 4×4, que são conduzidos por pilotos e navegadores (formam uma dupla), e juntos batalham pela vitória da etapa, e na soma total, pelo título da competição. Para isso, é preciso superar os obstáculos cumprindo rigorosamente a velocidade (km/h) indicada na planilha de navegação – nem mais, nem menos. Difícil, não?

O Transcatarina é composto por três dias de competição, com três etapas por dia. Cada etapa possui em média 30 km. Antes, porém, é realizado o prólogo, uma mini corrida pra definir as posições de largada.

Ao longo do trajeto, existem PCs (Pontos de Controle virtuais por GPS), que "fiscalizam" se os participantes estão cumprindo a velocidade determinada. Todos os competidores recebem aprelhos GPS, também conhecidos como "Rastro" que registram a sua performance. Ao final do dia esses dados são analisados. Se a dupla passar no tempo adiantado, perde ponto; se passar atrasada, perde ponto. Vence a dupla que perder menos ponto, ou seja, mais “regular”.

A orientação do percurso a ser seguido e a velocidade a cumprir são feitas pelo navegador através de uma planilha – espécie de mapa que é lido durante toda a prova, contendo informações sobre as condições do caminho, índice de dificuldade, distância entre obstáculos e mudanças de direção. Para alcançar o primeiro lugar do pódio, o piloto precisa conduzir o veículo de forma segura e equilibrada, a partir das informações que recebe de seu navegador.

 

CATEGORIAS RALLY TRANSCATARINA

 

O Rally de Regularidade é aberto a qualquer veículo 4x4 de qualquer ano. No Transcatarina existem 4 categorias:

 

  • Master: para duplas com alto grau de competividade e vasta experiência em competições off road nacionais.

  • Graduados: para duplas com alto grau de competividade e grande experiência em competições off road.

  • Turismo: voltada à duplas com resultados expressivos na categoria NOVATO ou que queiram iniciar em um nível superior a NOVATO.

  • Turismo Iniciante: Você que adquiriu sua carteira na Turismo de 2016 em diante, esta apto a participar desta categoria. Nosso objetivo com ela, é fazer com que os novatos tenham uma fase de adaptação nesta categoria de cima.

  • Turismo Light (Novato): direcionada à duplas com pouca ou quase nenhuma experiência. Médias serão mais baixas, mas a planilha continuará sendo super técnica. Premiação para as 3 primeiras duplas do dia (são 3 dias) e até o quinto na geral.

  • Pais e Filhos: Como o próprio nome diz, categoria criada para a familia rallyzeira. Qualquer navegador com idade até 17 anos (sendo filho ou filha) pode participar.

  • Amigos do Rally: para duplas com ou sem experiência que larga somente no último dia (sexta-feira, 13 de julho) em Rio Negrinho com chegada em Blumenau.

 

 

 

Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp